Quer ter mais resultados em sua carreira? Conheça o impacto do autoconhecimento na gestão da sua carreira

Ao longo da história, diversos eventos, criações e acontecimentos provocaram mudanças que influíram diretamente na vida humana e suas atividades fundamentais, entre elas, o trabalho.

Hoje, com as novas possibilidades proporcionadas pela globalização e pelo desenvolvimento tecnológico, muitas portas se abriram no mercado de trabalho. Outras, porém, se fecharam, pois, a partir do momento em que as atividades repetitivas e monótonas passaram a ser realizadas por máquinas e computadores, tem sido exigida dos profissionais uma postura mais autônoma, criativa e versátil, que só pode ser obtida quando há uma reflexão consciente sobre si e suas potencialidades.

É preciso, portanto, desenvolver o autoconhecimento para gerir de modo consciente e equilibrado uma carreira de sucesso, aproveitando por completo o surpreendente potencial do qual todos são dotados.

Não é raro ouvir histórias sobre pessoas que largaram tudo e foram tentar construir uma nova carreira no exterior ou até mesmo que abandonaram um antigo emprego para investir em um negócio próprio. Isso nos leva a duas conclusões: as possibilidades são amplas e numerosas; e, o que esses dois exemplos têm em comum, a busca por uma vida profissional mais autônoma e independente nunca esteve tão em alta.

O desejo por construir uma carreira de modo mais livre e baseado não somente no que a empresa tem a oferecer – o famigerado plano de carreira –, mas no potencial que o profissional possui, é cada vez mais frequente.

A gestão de carreira se relaciona de modo direto com essa grandeza, pois o tempo é algo que deve ser pensado e utilizado de maneira racional, não apenas em benefício do patrão – como descreveu Marx a respeito da estrutura trabalhista de seu tempo –, mas, também, do profissional, que, ativamente, colabora com seu progresso pessoal, uma vez que ele o gerencia.

A gestão de carreira não deve ser vista como essencial apenas àquelas pessoas que, de alguma forma, são autônomas, seja por atuar como freelancer ou ser dono do próprio negócio. Deve ser usada por quaisquer tipos de profissionais que atuam nos mais diversos ramos e segmentos (indústria, comércio, terceiro setor) ou até mesmo por aqueles que ainda não estão verdadeiramente ativos no mercado, como os estudantes.

O primeiro passo para trilhar com êxito o caminho até o sucesso é o autoconhecimento, que permite o acesso às ferramentas interiores de cada um para, com elas, construir uma carreira positiva e completa.

O profissional que busca o seu autoconhecimento consegue fazer, de forma mais assertiva e estruturada, a gestão da sua carreira e, consequentemente, atinge os objetivos e resultados desejados e planejados.

 

Autoconhecimento, o que é?

O autoconhecimento pode ser resumido a conhecer a si mesmo, tendo ciência sobre seus próprios gostos, preferências e limites. Por exemplo, numa situação de estresse, uma pessoa que não conhece bem a si e aos seus limites pode acabar “perdendo a cabeça” e tomando atitudes que nem ela poderia prever. Ao contrário daqueles que possuem autoconhecimento, os quais, ao notar que a situação pode ou está prestes a fugir do controle, rapidamente tomam uma atitude para evitar que isso aconteça, que pode ser algo muito simples, como se retirar do ambiente.

Para gerir uma carreira, o conhecimento sobre si vai além do que simplesmente saber quem se é, mas, principalmente, saber aquilo que se quer ser em curto, médio e longo prazo, o que exige organização e planejamento, elementos essenciais a qualquer carreira. Claro que saber o que se deseja não é tarefa fácil quando pensamos pontualmente, afinal, o mercado muda e as profissões também.

Você deve pensar de modo mais abrangente e expandido, ao invés de pensar apenas em categorias fechadas. Busque elaborar a resposta para “o que desejo priorizar daqui a cinco anos”. Maior flexibilidade, liberdade, gestão dos próprios compromissos, família e estabilidade podem ser algumas respostas a essa questão e são essenciais para nortear os passos que se almeja dar. O que fazer para conquistar esses objetivos também é muito importante. Você deve pensar: “Onde poderei exercer isso?” “Como poderei conciliar tudo o que quero e pretendo?”

Se nos próximos anos, o seu maior desejo for gerir os próprios ganhos, ou seja, não limitar as fontes de renda apenas ao salário, é preciso traçar um plano que leve à concretização dele. Você pode, por exemplo, formar uma rede maior de contatos, praticar o marketing pessoal, divulgar o próprio trabalho, regularizar documentos e explorar maneiras de se tornar cada vez mais especializado, seja por meio de cursos, workshops ou focando num mercado específico.

 

Autoconhecimento e Carreira

Mesmo um profissional que já possui uma carreira no mercado de trabalho pode passar a geri-la de forma mais consciente e, assim, se adaptar às novas práticas do mundo moderno. Em tempos idos, o sucesso no trabalho dependia quase que exclusivamente do chefe e da estrutura da empresa, isto é, partia do empregador a abertura ou o fechamento de oportunidades, como uma promoção de cargo. Hoje, o profissional não desempenha mais um papel passivo, mas, ativamente, corrobora com sua própria ascensão, podendo, inclusive, desempenhar funções diferentes dentro de uma mesma corporação.

Por isso, o autoconhecimento é de suma importância: permite que cada profissional identifique suas potencialidades e possa oferecê-las com mais segurança àqueles que delas necessitam, além de não se dispersar na busca por seus objetivos, o que implica, também, no desenvolvimento do hábil e extremamente útil talento de dizer não. Afinal, são muitos os momentos na vida em que é preciso tomar uma decisão, que pode resultar na necessidade de aceitar um caminho e recusar outro.

O mais importante é que as escolhas, tanto o sim quanto o não, sejam proferidas de forma consciente, uma atitude que resulta da ciência pessoal sobre o que se quer atingir e alcançar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *