Meu networking não está funcionando. E agora?

Na Antiguidade, Aristóteles já compreendia que o ser humano trazia em sua natureza a sociabilidade. O filósofo acreditava que para sobreviver era necessário se relacionar com o semelhante.Esse ensinamento mostra como é indispensável a vivência coletiva, pois é assim que se tem a chance de ser humano.

É natural a todo profissional querer se manter conectado, especialmente com outros profissionais. O networking é o espaço perfeito à colaboração,à oportunidades de negócio e à troca de ideias. Com o networking não existem barreiras, pois a interação é espontânea. Quem deseja construir uma carreira de sucesso e busca fazer a gestão da mesma, o networking é necessário para que essa relação e os benefícios dessa relação aconteçam.

 

Os erros mais comuns do networking

Com as transformações no mercado de trabalho, não é bastante demonstrar domínio da área, experiência e um excelente currículo, você precisa do benefício de uma boa trajetória e de algumas referências. Por tudo isso e a fim de conquistar uma carreira, é bom ter uma rede de relacionamentos – networking – bem construída.

Mas se o seu networking não está funcionando como gostaria e deveria, é hora de refletir se alguns deslizes não estão sendo cometidos.

Investir em networking significa ter consciência, desejo, planejamento, foco e execução. Parece muita coisa, mas é um investimento altamente rentável e com baixo risco. Independente da época, o conhecimento é valioso. Por isso, em sua rede de relacionamento, compartilhe seu conhecimento, sua experiência, como também esteja aberto a ouvir e a aprender.  A troca será bastante produtiva. O seu networking irá ajudá-lo de diversas formas nesse sentido

 

Orientações essenciais à criação de um bom networking

A expressão “estar sempre presente” cai como uma luva a um bom networking.

Não deixe datas e/ou comemorações passarem em branco. Essa é uma forma de se fazer presente e de manter a comunicação. É também aconselhável a permuta de informações, como indicação de sites, arquivos de textos de sua autoria ou de outro, de forma a garantir a conversação. Em se tratando de networking, é bom deixar que o relacionamento sempre se sobreponha. Nunca peça antes de dar, não se auto valorize, deixe que alguém o faça por você,  nunca se mantenha acima dos demais, reconheça a hora certa da troca, pois se vai pedir, ofereça algo em troca.O Networking é um processo de construção, motivado por interesses mútuos, é um espaço de conexões legítimas, é uma relação de ganha-ganha.

À medida que há oportunidade de expandir o seu relacionamento faça isso. Você, sua carreira e/ou o seu negócio se tornarão modelo de referência, e muitas novas oportunidades chegarão até você.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *