É possível ser feliz no trabalho?

“Escolha um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Diante desse pensamento de Confúcio, é possível refletir muito sobre o nosso trabalho, sobre o nosso desempenho profissional., e principalmente sobre a nossa carreira.

Refletir sobre como definimos a felicidade no trabalho, o efeito da felicidade no trabalho e o que nos torna felizes no trabalho é de grande importância para buscarmos cada vez mais essa felicidade.

É importante pensarmos que é por meio de trabalho queconstruímosnossa identidade profissional, e também interagimos e criamos propósitos que muitas vezes o escolhemos e levamos para a vida e carreira.

O tempo, o ritmo e a intensidade do trabalho mudaram. Também mudou a qualidade das relações de trabalho. A felicidade é o sujeito do trabalho e o sentido que o trabalho traz ao sujeito ea dimensão do trabalho na vida de cada um de nós. Podemos nos arriscar e dizer que hoje o trabalho pode ser fonte de prazer, e que os profissionais estão cada vez mais em busca disso.

 

Como definir felicidade no trabalho?

A felicidade no trabalho é revelada por várias manifestações.

Começamos pela motivação, que é a nossa força motriz. De maneira geral, consiste na busca incessante de conquistar nossos objetivos propostos previamente. A motivação pertence a cada um de nós, ela jamais será transferível.

Outro aspecto é o bem-estar, sinônimo de felicidade, e que também enfatiza os aspectos positivos da nossa experiência profissional. O bem-estar compreende as avaliações que fazemos de nossas vidas. Através dele poderemos sentir o que vale e o que não vale a pena. Sempre que produzimos algo grande ou pequeno, na maioria das vezes queremos compartilhar e contribuir de alguma forma.

Buscar a felicidade é também buscar um sentido para o que produzimos e entregamos para a sociedade.  Esse é um dos aspectos mais importantes da nossa experiência profissional.

Ter autoconfiança também auxilia muito na felicidade, assim como no direcionamento, na medida em que auxiliam no foco e na direção dos sonhos e objetivos.

Ter flexibilidade também é de suma relevância nesse processo. Sabemos que o mundo muda e que nós também mudamos. Por isso é sempre possível o planejamento, e o redirecionamento, se necessário.

 

É possível ser feliz no trabalho?

Para ser feliz no trabalho é necessário rever conceitos, dentre eles o próprio conceito de felicidade. É aprender a aceitar o que a vida nos apresenta, mas não se conformar com o status quo, é ter equilíbrio emocional para lidar com as diversas situações do dia a dia. É praticar todos os dias as emoções, sabendo gerenciá-las de tal modo a não nos perdermos nelas.É ter sempre em mente que a felicidade no trabalho deve estar sempre associada ao nosso projeto de vida, algo a ser perseguido com muita energia, disposição e persistência. É saber que se pode ser feliz e que vale a pena ir em busca da felicidade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo International Stress Management no Brasil (Isma-BR), só 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional.

Vamos mudar essa estatística?

É possível ser feliz no trabalho a partir do momento em que nosassumimos como protagonistas das nossas vidas e carreiras. É possível ser feliz no trabalho a partir do momentoque trabalhamos com o que gostamos, e que dedicamos tempo e energia para sair da zona  de conforto e buscamos o autoconhecimento e o desenvolvimento para que isso se concretize. É possível ser feliz no trabalho a partir do momento que não busquemos nos outros, na profissão do outro, na vida do outro a tão sonhada felicidade. É possível ser feliz no trabalho a partir do momento em que buscamos em nós mesmos o sentido das nossas realizações e aquilo que nos faz feliz todos os dias.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *