Como saber qual é a hora de mudar de carreira?

O trabalho, na sua dimensão social, não obstante todas as transformações pelas quais passou ao longo do último século, é ainda um dos principais reguladores da organização da vida humana. Devido a isso e inseridos em um contexto de reestruturação produtiva e extrema competitividade, profissionais de todas as áreas se deparam com a constante necessidade de mudanças de carreira. Mas, como saber o momento exato de tomar essa atitude?

Como saber o momento exato de largar tudo?

Render-se ao caminho traçado para conquistar outro não é fácil. Sem contar que os indivíduos carregam dentro de si experiências conquistadas ao longo da vida que não querem abrir mão desse aprimoramento para começar outro. O que é preciso fazer para aproveitar tudo o que a vida oferece, principalmente, quando o desejo de construir uma nova carreira pode trombar com antigas certezas já tão arraigadas desde o início da vida profissional.

Ter planejamento é fundamental para isso. Existem muitos empecilhos que incentivam a mudança de carreira, como a vontade de aumentar a renda, a família ficou mais numerosa, algum familiar adoeceu, ter mais qualidade de vida, entre outros motivos.

Se você está ou não satisfeito como o que faz ficar pra baixo e sem disposição, talvez seja um sinal de alerta, talvez seja um momento mais apropriado à mudança, pois há muitas oportunidades, como o de se encontrar de verdade em outra área, de uma maneira que nunca imaginou e ousar-se como empreendedor, abrindo uma empresa. São nesses momentos de transições repentinas que muitas carreiras decolam.

Mas, para tanto, é preciso, antes de tudo, reconhecer alguns fatores que interferem diretamente na vida profissional e, consequentemente, na mudança de carreira: autoconhecimento; certeza das convicções; e acessibilidade às mudanças, planejamento e foco.

Cuidados que devem ser tomados ao mudar de carreira

Mas qual o melhor momento para sair da zona de conforto e seguir novo caminho?

É importante ter cuidado. Em primeiro lugar, ter ciência de que a mudança de carreira está de acordo com o seu propósito de vida, e que requer bastante autoconhecimento.

Tenha cuidado com a impetuosidade. Como diz o ditado: quem tem pressa, come cru. Preste atenção para não fazer nada que possa se arrepender depois. Calma, parcimônia e moderação. Muitos profissionais se empolgam com salários chamativos e se esquecem do que está dentro deles, ou seja, sua natureza. Nunca se deve negar a natureza e sempre considerar, como uma força propulsora, que talento e habilidade têm de estar em harmonia.

Ainda que o mercado de trabalho seja bastante apreciado, faz-se necessário conhecer os valores e cultura da nova área, da nova oportunidade. Isso implica em tempo e em adaptação.

Assim sendo, no cenário atual, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e incerto, o indivíduo ativo está sempre a pensar na trajetória profissional, na mudança de carreira, em oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Se isso acontece com você hoje, busque encontrar as ferramentas e as estratégias que poderão lhe auxiliar em todo esse processo, e assim ter uma maior assertividade no seu novo caminho, em sua nova direção.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *