Como o planejamento de carreira pode me ajudar a ter sucesso profissional?

Planejamento de carreira é definir sonhos e objetivos, analisar os talentos e as necessidades que se tem e procurar caminhos que as satisfaçam, assegurando a realização das metas. É também uma forma de autoconhecimento diário, sendo um passo para o sucesso profissional e pessoal. Para se alcançar sucesso profissional é suma importância planejar a carreira, identificar e avaliar as oportunidades profissionais, e buscar por capacitação que possibilita pleitear oportunidades e desafios.

O planejamento é uma das funções administrativas importante, pois permite estabelecer uma gestão estruturada para que se tenha um curso de ações para atingir objetivos predeterminados.

Planejamento de carreira e crescimento profissional andam lado a lado, por isso fazer um planejamento de carreira consistente, de curto, médio e longo prazo, baseado em preferências e metas, auxilia em dois pontos importantes:

. alcançar objetivos, descobrir competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas;

. investir em capacitações e desenvolvimento contínuo, e em cursos de aperfeiçoamento, pois para se destacar profissionalmente no mercado de trabalho atual requer dedicação, compromisso, força de vontade, vocação e muito planejamento.

Os vários lados do sucesso profissional

É bastante comum surgir notícias aqui e ali sobre algum profissional bem sucedido que tenha abandonado a carreira para viver uma nova vida, partir do zero depois de uma longa carreira. Entretanto é mais comum saber que a reação a essa atitude é sempre positiva: a opinião geral é de que o profissional fez bem. Com essa ilustração há de se imaginar que existe uma lacuna entre sucesso profissional e realização pessoal.

Hoje em dia, somente ser um bom profissional ou ter cursado uma boa universidade já não é mais suficiente para atender as demandas do mercado. É preciso se destacar e demonstrar demais valores, tais como o que pensa, sente ou comporta-se nas mais diversas situações. Então, essa busca em ser reconhecido por competências e habilidades é essencial para destacar o profissional no contexto social em que está inserido e pode até determinar sua posição na disputa pelo sucesso profissional ou pessoal. É preciso desenvolver o autoconhecimento, o foco e a persistência, para se ter uma vida pessoal e profissional satisfatória e de realizações.

 

Como conquistar sucesso profissional com o planejamento de carreira?

Carreira, sucesso e qualidade de vida estão profundamente imbricados. Para se obter resultados positivos em cada um deles é preciso ter ciência de que a vida profissional não é algo externo, pelo contrário, conseguir conciliar vida pessoal e profissional melhora a qualidade de vida.

Realizar um planejamento de carreira não é simples, especialmente no atual mercado que impõe a dualidade: planejamento e sucesso. Todavia, simplicidade e eficiência são suas características principais.

A grande vantagem de realizar o planejamento profissional reside em poder equilibrar as aspirações profissionais com os pessoais, uma vez que ficam nítidos os objetivos e os meios para alcançá-los. Essa dualidade contribui por desenvolver um planejamento equilibrado e beneficiar o indivíduo que o executa.

Para realizar o desejo de uma vida de sucesso, não basta sonhar e esperar acontecer, mas traçar metas e planejar é o ponto principal. Quem se planeja e tem metas bem definidas não se desvia do sucesso.

Se você não sabe como fazer o seu, a My Direction pode lhe ajudar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *