Como a orientação de carreira pode acelerar as suas promoções?

Muitas habilidades e competências são diferenciais nos dias de hoje para crescer na carreira, seja ela qual for. Para se destacar de forma positiva no ambiente corporativo e ganhar pontos rumo a uma promoção é necessário buscar sempre o aprimoramento dos seus conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências.

Uma das características mais valorizadas num profissional é a liderança, ou seja, a influência positiva que a sua presença gera no ambiente, a capacidade dele de motivar, orientar, e gerenciar um projeto, uma equipe e os resultados. E, ao contrário do que o senso comum diz, a liderança não é nata. Ela pode ser desenvolvida sob vários aspectos.

É aí que entra em cena a orientação e assessoria profissional. Consultas com especialistas em orientação profissional ajudam a enxergar com clareza qual o ponto que se deseja atingir e, em seguida, quais as habilidades a serem desenvolvidas para chegar lá. Mais do que isso, a orientação de carreira pode ajudar a trazer à tona o líder que existe dentro de cada um.

 

Desenvolvendo habilidades e competências

A partir da orientação profissional e do planejamento de carreira, é preciso partir para a ação. Isto é, concretizar os planos que te levarão ao objetivo profissional.

Alguns passos vão levar ao crescimento na carreira de maneira mais sólida e rápida, além de complementarem a parte técnica dos seus conhecimentos, por exemplo:

 

  • Comunicação: não há como perceber o bom desempenho de um profissional se esse não souber se relacionar com seus companheiros de trabalho. Uma boa comunicação é essencial para quem quer crescer no mercado de trabalho.

 

  • Faça algo pela sua carreira todos os dias: pode ser um curso online, ler um livro sobre um assunto relevante ou conversar com alguém que tenha mais experiência ou conhecimento na área.

 

  • Não foque apenas na promoção: seu objetivo principal deve ser a evolução pessoal, seu foco deve ser se tornar um profissional melhor, a promoção será um resultado do seu desenvolvimento.

 

  • Desenvolvimento: o processo de desenvolvimento deve ser contínuo e prioridade para todo profissional que quer ser bem-sucedido. O desenvolvimento deve ser pessoal, profissional, financeiro e espiritual. Cuidar de todos os aspectos da vida proporciona mais equilíbrio ao profissional, e consequentemente mais resultado.

Para que serve a orientação profissional

 

O desenvolvimento profissional passa por muitas etapas, mas com certeza a primeira e mais importante delas é o autoconhecimento.

Saber quais são seus pontos fortes e quais são os aspectos a serem aprimorados é fundamental para se tornar um bom profissional, e a orientação ajudará no planejamento da carreira, seja qual for a área.

Este é um dos principais pontos onde a orientação profissional pode ajudar. Ter um especialista para te orientar levará a um desenvolvimento mais claro, com mais foco e efetividade.

A partir da orientação é possível reconhecer os objetivos, desejos, expectativas, e identificar medos, crenças limitantes e demais pontos que freiam o seu crescimento, portanto, investir em orientação profissional é investir em si mesmo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *