A liderança é nata ou é possível desenvolvê-la?

Provavelmente você já ouviu dizer que certas virtudes e capacidades são inatas ao ser humano: algumas pessoas nascem com elas e as que não nascem, por mais que se esforcem, não conseguem desenvolver-se para tê-las.

Infelizmente, tal discurso pode afastar as pessoas de um desenvolvimento sólido de suas capacidades, diminuindo a autoestima profissional e pessoal.

Nos dias atuais, sabemos que as habilidades podem ser desenvolvidas de maneira plena, contanto que o profissional tenha compromisso, disciplina e claro, uma orientação profissional de qualidade, ajudando-o a ter confiança em si mesmo e em seu trabalho.

Neste artigo, oferecemos informações importantes para profissionais que desejam desenvolver suas capacidades de liderar e influenciar pessoas. Liderar no mercado de trabalho e se estabelecer como profissional respeitável é desafiador, mas o esforço, a dedicação e o foco no desenvolvimento faz toda a diferença.

Desenvolvimento de liderança – como incorporar características de um verdadeiro líder e ter o respeito de profissionais de todo o mercado?

Para que as pessoas enxerguem em você uma figura de liderança, é preciso praticar comportamentos e mentalizar ideias que transformam você em uma figura de autoridade. Abaixo, separamos alguns elementos chave para isso:

  • Conhecimento: as pessoas tendem a respeitar (e muito) todo indivíduo que acumula conhecimento e capital cultural, seja por meio de viagens, cursos, workshops, leitura etc. Preencha sua mente com conhecimento não somente ligado à sua área de atuação profissional e exponha (sempre de maneira respeitosa e sem arrogâncias) sua bagagem intelectual.
  • Emocional: saiba dosar suas emoções e controlá-las em público para que sua imagem profissional não fique totalmente exposta. Profissionais equilibrados e serenos são exemplos para outros, logo, também se tornam figuras de comando.
  • Acessibilidade: é importante se mostrar acessível para outros profissionais aprenderem com suas qualidades e capacidades. Mesmo em uma posição profissionalmente acima de outras, uma figura de liderança respeitável se importa em transmitir aquilo que sabe a outros, sem egoísmo.
  • Discurso: o discurso é sempre muito importante na hora de influenciar pessoas e se mostrar um líder. É possível melhorar a arte de discursar de forma plena e confiante, sem vícios de linguagem. Treino é fundamental sempre.

Acompanhamento profissional – A importância de ter um bom orientador ao seu lado

Para conseguir alcançar uma posição de liderança, é essencial ter a orientação de um profissional qualificado que saiba despertar suas qualidades e faça crescer o líder que existe dentro de você.

Definir metas, planejar ações e planos para o futuro e corrigir seus pontos fracos não é uma tarefa fácil. Priorize a participação de um bom programa de desenvolvimento e conheça os benefícios de ter foco e estratégia para o seu desenvolvimento como um todo.

Deixando os mitos de lado – Enalteça suas próprias capacidades

Existem diversos mitos que envolvem a capacidade de liderar. Para superá-los, além da ajuda de um programa ou profissional, você pode investir em cursos, workshops e participar de palestras sobre liderança, autoconfiança, autonomia no mercado de trabalho etc.

Com disciplina e desejo por mudança, é possível transformar falhas de comportamento e pensamento em vitórias futuras na sua vida profissional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *