10 dicas para você ser um profissional de referência

Se tornar um profissional de referência em um mercado competitivo não é fácil. A crise que atinge o nosso país afunila os padrões esperados de um bom profissional, fazendo com que o mercado exija cada vez mais dos profissionais. Por isso, é de extrema importância que o profissional atualize sempre suas capacidades profissionais.

Pensando nisso, nós elaboramos um guia informativo útil e prático com dicas importantes que te transformarão num profissional de carreira sólida e reconhecida por todos. A construção de uma carreira é essencial na vida de qualquer pessoa, estando ele empregado ou não; logo, o ideal é utilizar as mais variadas ferramentas que possam impulsionar suas conquistas.

Como alavancar carreira – As dicas mais importantes para sua vida profissional

Para estabelecer-se no mercado de trabalho e construir uma carreira longa e sólida, todo profissional precisa estar atento às dicas que, em um primeiro momento, podem parecer simples, mas que muitas vezes passam despercebidas.

Abaixo, separamos alguns elementos relevantes para que sua imagem cause impacto positivo e alavanque sua carreira profissional:

Comunicação: como essência das relações humanas, a comunicação precisa ser objetiva, clara e dentro dos padrões formais da língua praticada. A todo o momento, sua fala e escrita são testadas e analisadas, positiva ou negativamente, dentro de uma empresa ou núcleo de profissionais da sua área.

Confiança: ter confiança no que se fala e faz é essencial para uma pessoa bem-sucedida. Insegurança e medo costumam espantar conexões vantajosas no mercado, uma vez que podem denotar um temível sentimento: a incerteza.

Co-marketing e parcerias: uma das estratégias mais utilizadas atualmente é a união de empresas a fim de promover produtos, serviços e/ou ideias. Parcerias, quando feitas com seriedade e determinação são sempre bem-vindas para expandir seu networking e influenciar mais pessoas.

Participação de eventos: frequentar eventos que envolvam sua área de atuação não somente aumenta sua bagagem intelectual, mas também sua rede de contatos, contribuindo para o fortalecimento de futuras parcerias e relações de trabalho.

Aparência: a forma como aparentamos diz muito sobre o profissional que somos ou queremos ser. Preze sempre pela higiene pessoal e visual que denotem seriedade, sem extravagâncias ou descaso.

Timidez e extroversão: para alcançar o sucesso em qualquer área da vida, pratique o equilíbrio. A timidez em excesso pode dificultar possíveis relações de negócios, mas a extroversão em demasia também, pois pende para a inconveniência. Saiba dosar os elementos de sua personalidade de maneira sábia.

Pontualidade: a palavra de um profissional pode ser sua porta para o sucesso ou sua derrota. Ao assumir compromissos de horário e datas, honre-os em todas as situações, pois transmite a seriedade e a retidão de seu comportamento.

Postura corporal: assim como passamos mensagens com o que falamos e escrevemos, também transmitimos informações pela forma que posicionamos nosso corpo. Manter sempre uma boa postura, expressões faciais amigáveis e olhar confiante sempre trazem para perto de você profissionais que valem a pena.

A importância do networking – como utilizar as redes sociais a seu favor

As duas últimas dicas são essenciais em um mundo globalizado, no qual consumimos boa parte do nosso tempo em redes sociais expondo nossa rotina de trabalho, detalhes da vida pessoal etc. Com tantas informações disponíveis a nosso respeito, use a sensatez ao fazer publicações.

Para conseguirmos criar um bom networking e aumentar nossa rede de contatos, é preciso ponderar sobre a utilização das redes. Exposição de detalhes íntimos de sua vida e falta de informação de sua vida profissional e/ou acadêmica podem espantar possíveis contatos, minando suas chances de alavancar sua carreira.

Para você ter o controle da sua vida profissional e conseguir galgar espaços nunca antes imaginados, oferecemos diversos cursos de planejamento e gestão de carreira. Com profissionais preparados e conceituados na área, podemos auxiliar você a trilhar os caminhos profissionais que oferecerão os melhores resultados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *